Poupatempo Digital deixa solicitar CNH e consultar IPVA; veja funções
top of page
  • Foto do escritorÔmega Auto Escola

Poupatempo Digital deixa solicitar CNH e consultar IPVA; veja funções

O aplicativoPoupatempo Digitalfoi anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (6). A iniciativa visa facilitar solicitações remotas de cidadãos, sem a necessidade de sair de casa em meio a pandemia da Covid-19. Disponível paraAndroideiPhone(iOS), oapppermite realizar consultas a mais de 60 serviços públicos e mais de 40 serviços digitais já disponíveis no site do Poupatempo do estado, dentre os quais destacam-se o acesso aos serviços da Sabesp, de educação, veículos, habilitação, além de serviços remotos oferecidos por algumas prefeituras do estado. Em meio ao período de isolamento provocado pelo novo coronavírus e defendido pelo governador João Dória, serviços públicos presenciais como o Poupatempo encontram-se fechados como parte das medidas de combate à propagação da Covid-19.





Solicitações e consultas devem ser feitas pelo aplicativo ou pelo Portal Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br), que podem incluir a emissão de boletos de 2ª via, serviços de documentação, tais como certidões de atestado de antecedentes criminais e status e declaração de extravio de RG, além dos serviços da CDHU. Confira a seguir como acessar os principais serviços oferecidos pelo app Poupatempo Digital.


1. Solicitar segunda via, renovação ou CNH definitiva



Consulte 2ª Via de CNH e solicite a renovação da carteira habilitação ou CNH definitiva — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para fazer solicitações como a emissão de boletos de 2ª via, certidão de prontuário, renovação de CNH ou, ainda, a solicitação de CNH definitiva, basta acessar a aba "Serviços". Em seguida, toque sobre "Documentos Pessoais" e em "CNH".

As abas contendo cada um destes serviços encontram-se separadas, mas o passo a passo para acessá-los é bem parecido: basta prosseguir com as solicitações no app preenchendo alguns dados, como CPF, data de nascimento e CEP. Depois de finalizar a solicitação, basta pagar as taxas cobradas, quando houverem, em um banco conveniado ao estado e os documentos serão enviados para o seu endereço.

2. Declarar extravio do RG e ver status de emissão do documento

Você pode declarar extravio do RG no app, ou acompanhar o status de emissão do documento — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Caso você tenha perdido seu documento de identificação, o app possibilita que a declaração de extravio seja feita de forma virtual. Para declarar extravio de RG ou para acompanhar o status de emissão, vá na aba "Serviços" e toque sobre "Documentos Pessoais".

3. Consultar IPVA 2020 e multas

Acesse informações sobre IPVA, CRLV e multas pelo Poupatempo Digital — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para realizar consultas de IPVA, CRLV e multas, basta acessar a aba "Veículos" em "Serviços". Documentos como CRLV também ficam disponíveis digitalmente após o pagamento das taxas referentes à solicitação, e o acesso pode ser feito pelo app Carteira de Trânsito Digital.

Para consultar o IPVA, tenha em mãos a placa e o número Renavam do veículo. Adicione-os nos locais indicados e toque sobre "Consultar". Já para acessar multas, é necessário cadastrar o veículo no app pelo botão "+". Além disso, também é possível pesquisar laudos de débitos e restrições de veículos de terceiros pelo app, o que pode facilitar a consulta de quem quer adquirir um automóvel já usado.

4. Serviços da CDHU

Na aba "Habitação" você pode obter informações sobre inscrições e programas habitacionais da CDHU — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Poupatempo Digital também permite acessar serviços de habitação através da CDHU, que incluem solicitações de 2ª via de boletos e carnês, além do chamado boleto agrupado. Também podem ser solicitados acordos de débitos à CDHU, bem como informações de saldo devedor, situação financeira e de seguros habitacionais. Pelo app, também podem ser consultadas as inscrições e os programas habitacionais oferecidos, além de informações sobre troca de titularidade de imóveis.

5. Consultar contas da Sabesp

Consulte contas de água, esgoto e saneamento da Sabesp pelo app — Foto: Reprodução/Clara Fabro

As contas de água, esgoto e saneamento também podem ser consultadas pelo app. Para solicitar 2ª via de contas ou de parcelas de acordo da Sabesp, basta acessar a aba "Água, Esgoto e Saneamento" em "Serviços" e tocar sobre as pastas referentes. Você também pode informar um pagamento realizado pelo aplicativo clicando sobre "Informar pagamento da Sabesp".

6. Serviços para alunos da rede estadual

Se você é aluno da rede estadual, consulte notas na seção "Boletim Escolar" — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Os alunos da rede estatual de ensino também podem utilizar o app para consultar a matrícula e o boletim escolar. Pelo app, podem consultar seu número de registro "RA" e mostrar interesse em transferências escolares. Os alunos também podem consultar documentações escolares, como as declarações de matrícula e de conclusão.


29 visualizações0 comentário
bottom of page