8 dicas sobre direção defensiva que você deve aprender agora!
top of page
  • Foto do escritorÔmega Auto Escola

8 dicas sobre direção defensiva que você deve aprender agora!

Tanto faz se você utiliza o carro para trabalhar ou apenas nos finais de semana: enfrentar o trânsito da cidade ou da estrada é algo que sempre traz consigo alguns riscos. Por isso, uma coisa que todo motorista tem em comum é o objetivo de chegar ao seu destino com segurança e sem imprevistos.


As exigências do trânsito em relação a estar atento, bem-disposto e consciente daquilo que está ao seu redor nem sempre são reconhecidas da maneira correta pelo motorista. Dirigir de forma segura é algo que pode ser o diferencial entre sofrer um acidente e evitar correr riscos.


No caso das empresas, principalmente, é indispensável prestar muita atenção a este assunto. Preservar a integridade dos colaboradores e usuários de frotas corporativas é uma obrigação e ainda proporciona uma significativa redução de gastos com multas, combustível e sinistros.


Pensando nisso, fizemos aqui uma lista com 8 dicas sobre direção defensiva para que o motorista esteja apto a agir de maneira mais tranquila e segura no seu dia a dia, evitando dores de cabeça e problemas de segurança em geral. Confira!

Índice


1) Posição do corpo



Praticar a direção defensiva significa ser capaz de prever situações de risco e conduzir seu veículo de forma a evitá-las. Para isso, a primeira coisa a fazer é conferir se as condições de direção são as mais adequadas para você, começando pela posição do corpo.


O ideal é que você fique com braços e pernas ligeiramente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90 graus. É importante que você se sinta confortável e tenha clara noção da visibilidade através de todos os espelhos.


Estique os braços em direção à frente do carro. Seu pulso deve tocar o alto do volante sem dificuldade, caso contrário pode ser necessário ajustar a posição do banco um pouco para a frente, evitando assim uma sobrecarga na sua coluna e proporcionando mais agilidade nas manobras.


Uma rápida pesquisa sobre as principais lesões causadas por acidentes de trânsito faz com que qualquer pessoa nunca mais deixe de dar a devida atenção à postura. Sua importância não diz respeito apenas ao conforto para dirigir, mas é principalmente uma questão de segurança.


Estar mal posicionado ao volante pode atrapalhar a visão periférica do motorista ou até mesmo impedir que ele realize uma manobra de segurança com a devida rapidez.


A postura é algo que costuma ser negligenciada, principalmente em frotas empresariais. Por isso, é importante conscientizar os funcionários sobre os riscos existentes e os danos à saúde causados por uma longa jornada de trabalho sem os cuidados com a ergonomia.


2) Atenção aos itens de segurança



Desenvolva o hábito de afivelar o cinto assim que entrar no veículo, antes mesmo de ligar o carro. Certifique-se também que todos os ocupantes façam o mesmo. As estatísticas de trânsito mostram que essa simples ação faz uma diferença gigantesca em relação aos danos causados por um acidente.


Ninguém espera sair de casa e sofrer um acidente de trânsito, mas é melhor prevenir do que remediar. Portanto, mantenha os itens de segurança em boas condições. Cinto para todos os ocupantes, freios, estepe e triângulo de sinalização, por exemplo, devem ser regularmente checados.


No caso de frotas corporativas, é preciso incluir os itens de segurança na hora de selecionar os melhores veículos para a sua empresa. Zelando pela saúde e segurança dos motoristas você garante melhor qualidade no serviço e, consequentemente, retorno financeiro para a empresa.


3) Mão no volante e atenção no trânsito



Esteja sempre com as mãos no volante e evite tirá-la para outras coisas além de trocar a marcha. Em um momento de risco é essencial que você esteja apto a manobrar rapidamente, de forma prevenir uma colisão ou outros acidentes. Por isso, jamais utilize o celular ou fique com outros objetos que impossibilitem sua mão de desenvolver corretamente a atividade que você está fazendo.


É comum também que utilizemos o GPS ou outros aplicativos de localização no smartphone que nos auxiliam a chegar ao nosso destino. Por isso, mantenha o hábito de prepará-los antes de colocar o veículo em movimento e jamais utilize o celular enquanto dirige. O dispositivo utilizado para acessar o GPS, de acordo com a legislação, deve estar obrigatoriamente fixado ao para-brisa.

Invista em treinamentos


Empresas com vários condutores devem considerar treinamentos em direção defensiva para desenvolver neles hábitos como esse, que funcionam a favor da sua segurança e bem-estar.

É importante ter em mente que a qualidade de vida dos funcionários envolvidos com uma frota de veículos influencia diretamente no serviço realizado. Nesse sentido, a conscientização é uma ação importante pois envolve questões de saúde e segurança.


Além disso, oferecer treinamentos e implantar uma cultura de direção mais segura em uma empresa são práticas que trazem benefícios significativos, a começar pelo lado financeiro.

Uma frota possui diversos fatores que geram gastos para que ela seja mantida. Entretanto, é possível trabalhar para diminuir alguns deles. Podemos citar, por exemplo, o custo de manutenção de danos em veículos.



A empresa precisa não só se preocupar com os gastos normais de manutenção como, também, com o conserto de eventuais danos por colisões ou direção irregular, que exige mais da mecânica do carro. Faça as contas e verifique o quanto sua empresa já gastou com esse tipo de reparo.


Por isso, a conscientização é fundamental. Motoristas mais responsáveis e bem-capacitados dirigem com mais cautela e segurança, proporcionando uma redução importante nos custos de manutenção da frota.


4) Mantenha uma distância segura dos outros veículos

Um dos tipos de acidentes mais comuns é a colisão traseira. Normalmente, ela é resultado de uma prática de direção que não considera o fator da distância entre os veículos. Isso pode parecer óbvio, mas muita gente acredita que é capaz de agir a tempo de evitar um acidente.


Acontece que, quando o veículo da frente freia, existe um tempo de resposta natural para que o motorista do carro de trás perceba e possa agir. Assim, por melhor que seja seu freio, ele acaba sendo acionado ao menos alguns centésimos de segundo depois, o que pode ser a diferença entre uma frenagem segura e um acidente.


Por isso, fique atento à distância que você deve manter do veículo da frente. Lembre-se de que, em caso de uma emergência, você precisará de espaço suficiente para parar seu carro e evitar uma colisão.


Da mesma maneira, evite ficar próximo demais de outros carros ou trafegar ao lado de caminhões e ônibus. Se você precisa passar por eles, faça isso e se afaste. Veículos longos possuem mais pontos cegos e seus motoristas podem estar cansados e desatentos, por isso é importante que você garanta uma distância segura.


Estudos mostram que, além de colocar em risco a segurança de todos, desrespeitar a distância de segurança entre veículos resulta em maiores congestionamentos pois, como dissemos, uma freada é respondida com atraso pelo veículo de trás. Isso gera um efeito dominó, deixando todo o trânsito mais lento até que seja criado um engarrafamento.


5) Mantenha o carro em boas condições

Tanto para o usuário comum como para profissionais, a saúde do veículo é importantíssima para que ele esteja preparado e responda aos seus comandos em momentos críticos. Faça as revisões no tempo previsto e fique de olho na integridade de itens como pneus, freio, suspensão e luzes de sinalização.


Quando um imprevisto acontece, uma manobra de emergência do motorista vai exigir um esforço maior dessas partes do carro. Por isso, é importante que motoristas estejam bem instruídos sobre como agir nessas situações e, também, que os veículos estejam em boas condições para não deixá-los na mão. Ter sempre a manutenção em dia ainda evita problemas mecânicos que podem colocar o condutor e outras pessoas em risco. Com o carro e o motorista bem preparados, muitos incidentes podem ser evitados.


Muitas vezes a falta de atenção ou comodidade pode fazer com que o motorista deixe de cumprir certos procedimentos que são obrigatórios e previnem acidentes. Por exemplo, o uso do cinto de segurança ou sinalização enquanto dirige, como é o caso da seta.

Manutenção e revisão sempre em dia!



A prevenção de acidentes passa, antes de qualquer coisa, pela prevenção de riscos desnecessários. E isso é algo que só pode ser alcançado se seu carro estiver em boas condições de uso. Por isso, cuide bem do seu veículo!


Assim como estar sempre atento a mudanças de comportamento do carro, é fundamental fazer a manutenção preventiva e manter as revisões em dia. Alguns problemas mecânicos só são perceptíveis quando a peça já quebrou. Aí será tarde demais!


É para isso que servem as revisões. Nelas, um profissional especializado vai substituir peças desgastadas e realizar ajustes para manter seu veículo em bom estado. Além disso, é preciso estar atento à manutenção preventiva.


Calibragem e rodízio de pneus, troca de óleo, verificar o freio e o funcionamento das luzes são alguns dos itens que devem fazer parte da rotina do motorista. Além de proporcionarem uma economia com manutenções corretivas, aumentam a segurança de quem utiliza esse transporte.


A principal característica de uma direção defensiva é estar de acordo com a legislação, pois ela já prevê possibilidades de risco à segurança e se adapta, tornando-se uma referência para prevenção de acidentes.

Aliada à atenção constante e veículos em boas condições, ela fará com que você vá aonde precisar sem se colocar em posição de risco.


6) Conheça bem as leis de trânsito

A sinalização deve ser utilizada sempre que o motorista for realizar uma conversão, mudar de pista de rodagem ou estacionar. Usar a seta é obrigatório para que os veículos ao seu redor estejam previamente cientes da sua manobra.


Ao mudar de faixa, verifique primeiro se ela está livre e se você entrará numa velocidade e distância adequadas em relação aos outros veículos. Esse hábito fará com que você veja e seja visto, o que é a melhor forma de evitar manobras bruscas de todos no trânsito.


E jamais ultrapasse pela direita ou em locais onde não é permitido. Não coloque em risco a vida das pessoas no seu carro e nos outros que estão ao seu redor. Trafegue na velocidade permitida e pelas faixas corretas.


Além disso, fique atento às mudanças, como a nova lei do farol baixo. Estando atualizado em relação à legislação, o motorista está zelando pela própria segurança e de todos no trânsito.


7) Conheça bem o seu veículo

Para ajustar bem os espelhos retrovisores e garantir uma boa visão periférica, saiba qual o ponto cego do seu carro e como dirigir de forma a não deixar outros veículos fora do seu campo de visão. Além disso, esteja sempre atento ao funcionamento do acelerador, do freio, embreagem, volante etc.


É essencial prestar atenção nas pequenas alterações no comportamento do carro para identificar rapidamente a necessidade de reparos. Mudanças repentinas no funcionamento podem significar algum problema mecânico e isso pode se tornar um grande perigo.


Ninguém quer passar pela situação de ter uma peça quebrada enquanto dirige, correndo risco de perder o controle do carro. Portanto, fique atento e não passe sufoco!


8) Invista em práticas de direção mais seguras



Toda atividade exige um certo tempo de prática para ser realizada com eficiência. Com a direção não é diferente. É preciso aprender e treinar muito para se tornar um bom motorista.

Acontece que muita gente acredita já dominar completamente o veículo e deixa de se preocupar em melhorar suas habilidades ao volante. Esse é, inclusive, um fator muito observado em frotas empresariais. Os motoristas, por terem uma longa experiência no serviço, acreditam que não há nada para ser melhorado em sua direção.


Por isso, é preciso investir em treinamentos e até mesmo reuniões que proporcionem a oportunidade de conversar abertamente com todos. Muitas vezes as próprias experiências de um motorista podem influenciar os outros a desenvolverem melhores práticas.


Trocas de marcha no tempo certo, manter a distância do veículo da frente, frear com antecedência e verificar constantemente se os espelhos estão bem alinhados são algumas das práticas que tornam o motorista mais capaz de dirigir com segurança. Isso sem falar do respeito às leis de trânsito — principalmente em relação aos limites de velocidade.


Um motorista que pratica a direção defensiva está sempre atento ao trânsito ao seu redor. É preciso reavaliar suas próprias habilidades constantemente para que o trânsito seja um local mais seguro para todos.


Seguindo essas dicas sobre direção defensiva você estará zelando pela sua saúde, dos seus colaboradores e daqueles que você ama. Por isso, todo cuidado é sempre bem-vindo.


fonte da matéria: Unidas.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page